A nossa Escola foi, mais uma vez convidada a
inscrever-se no projeto, Parlamento dos
Jovens do Ensino Básico que, este ano letivo, tem como tema “ Redes
Sociais: Combate à discriminação. Pretende-se “promover a educação para a
cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de
temas da atualidade”.
Consideramos que a participação na referida
iniciativa é de grande interesse para a Escola, contudo, o sucesso da mesma
só será possível com a colaboração dos vários elementos da Comunidade,
nomeadamente dos alunos, dos professores e dos diretores de turma.
As atividades irão desenvolver-se ao longo de três
fases:
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1ª Fase: Na
Escola…
►
Pesquisa, debate (dia 16/ 01/ 2012 , com a participação do Dr. Carlos
Zorrinho do PS), formação/afixação das listas e redação dos Projetos de
Recomendação (de acordo com a dinâmica dos alunos/turma);
►
Constituir a Comissão Eleitoral Escolar, supervisionar todo o processo
eleitoral, que inclui a campanha eleitoral e a eleição dos deputados à Sessão
Escolar;
►Organizar
Sessão Escolar para aprovação de um Projeto de Recomendação da escola e
eleição dos representantes da mesma à Sessão Distrital.
2ª
Fase: No distrito…
►Sessões
distritais, onde se reúnem os Deputados que representam as escolas do
distrito, para aprovar as Recomendações a submeter à Sessão Nacional e eleger
os Deputados que os irão representar nesta sessão.
3ª
Fase: Na Assembleia da República…
►
Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, onde se reúnem os jovens deputados
eleitos por cada distrito.
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Constituição e apresentação das listas:
►
As listas propostas à eleição devem conter a indicação dos candidatos
efetivos (nome, ano e turma), em número de 10 elementos;
►Os
Candidatos de cada lista consideram-se ordenados segundo a sequência da
respetiva lista.
►
Cada lista terá de apresentar, além disso, as medidas ( três no máx.)
enunciadas no Projeto de Recomendação.
►Cada
medida deverá ser acompanhada de um argumento que a fundamente;
►
As listas deverão ser apresentadas junto da Comissão Eleitoral escolar,
dentro dos prazos previstos.
►
A Comissão Eleitoral atribuirá letras de identificação (ex. A, B, etc.) em
função da respetiva ordem de receção.
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CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
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Atividades
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Intervenientes
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Datas
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☻Formação
de listas plurinominais
(com 10 elementos; há um
modelo próprio).
☻Em
formulário próprio as listas indicam as medidas sobre o tema e os argumentos
em que se apoiam (3 medidas no máximo);
☻Entrega
das listas. (acompanhadas das medidas e
argumentos).
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- Alunos
- Comissão Eleitoral Escolar (recebe e identifica listas)
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- Até 4 de janeiro às 17 horas.
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☻Publicação
das listas.
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- Comissão Eleitoral
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- 6 de janeiro
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☻Debate
na escola com a participação de um deputado da AR
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- 16 de janeiro
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☻Campanha
eleitoral.
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-Alunos
- Comissão Eleitoral
( coordena e
fiscaliza)
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- 16 e 17 janeiro
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☻
Dia de Reflexão
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- 18 de janeiro
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☻
Constituição da Mesa de Voto.
(constituída por três
elementos, podem estar presentes os Delegados da listas)
☻Eleição
dos deputados que participarão na Sessão Escolar. (Assembleia
representativa da Escola).
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Afixação dos resultados.
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-Alunos.
- Comissão Eleitoral
(nomeia,
define o local, garante a existência de cadernos eleitorais e de boletins de
voto)
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- 19 de janeiro
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☻Sessão
Escolar. (máximo 31 Deputados e mínimo 10, a
definir conforme o número de listas que concorrerem).
► Constituição da Mesa da
Assembleia representativa da Escola;
► Apresentação das medidas
propostas por cada lista;
►Aprovação das medidas a levar
à Sessão Distrital;
► Eleição dos Deputados que
irão representar a Escola na Sessão Distrital;
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Alunos.
Comissão eleitoral
( coordena e
garante a existência de boletins de voto)
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- 24 de janeiro
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☻Envio
do Projeto de Recomendação à Coordenação da Assembleia da República
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- Professor coordenador.
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- 27 de Janeiro
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O professor coordenador do Projeto: José Antunes
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