terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Calendário do parlamento de jovens 2011



Projeto:                                                                             Tema:







A nossa Escola foi, mais uma vez convidada a inscrever-se no projeto, Parlamento dos Jovens do Ensino Básico que, este ano letivo, tem como tema “ Redes Sociais: Combate à discriminação. Pretende-se “promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas da atualidade”.
Consideramos que a participação na referida iniciativa é de grande interesse para a Escola, contudo, o sucesso da mesma só será possível com a colaboração dos vários elementos da Comunidade, nomeadamente dos alunos, dos professores e dos diretores de turma.
As atividades irão desenvolver-se ao longo de três fases:
1ª Fase: Na Escola…

Pesquisa, debate (dia 16/ 01/ 2012 , com a participação do Dr. Carlos Zorrinho do PS), formação/afixação das listas e redação dos Projetos de Recomendação (de acordo com a dinâmica dos alunos/turma);

Constituir a Comissão Eleitoral Escolar, supervisionar todo o processo eleitoral, que inclui a campanha eleitoral e a eleição dos deputados à Sessão Escolar;

►Organizar Sessão Escolar para aprovação de um Projeto de Recomendação da escola e eleição dos representantes da mesma à Sessão Distrital.

2ª Fase: No distrito…

►Sessões distritais, onde se reúnem os Deputados que representam as escolas do distrito, para aprovar as Recomendações a submeter à Sessão Nacional e eleger os Deputados que os irão representar nesta sessão.

3ª Fase: Na Assembleia da República…

► Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, onde se reúnem os jovens deputados eleitos por cada distrito.



Constituição e apresentação das listas:

► As listas propostas à eleição devem conter a indicação dos candidatos efetivos (nome, ano e turma), em número de 10 elementos;

►Os Candidatos de cada lista consideram-se ordenados segundo a sequência da respetiva lista.

► Cada lista terá de apresentar, além disso, as medidas ( três no máx.) enunciadas no Projeto de Recomendação.

►Cada medida deverá ser acompanhada de um argumento que a fundamente;

► As listas deverão ser apresentadas junto da Comissão Eleitoral escolar, dentro dos prazos previstos.

► A Comissão Eleitoral atribuirá letras de identificação (ex. A, B, etc.) em função da respetiva ordem de receção.

                                                                                            Ano lectivo de 2011/2012   


CALENDARIZAÇÃO DAS ATIVIDADES


Atividades
Intervenientes
Datas

Formação de listas plurinominais
(com 10 elementos; há um modelo próprio).

☻Em formulário próprio as listas indicam as medidas sobre o tema e os argumentos em que se apoiam (3 medidas no máximo);

☻Entrega das listas. (acompanhadas das medidas e argumentos).


- Alunos




- Comissão Eleitoral Escolar (recebe e identifica listas)








- Até 4 de janeiro às 17 horas.

☻Publicação das listas.

- Comissão Eleitoral

- 6 de janeiro


☻Debate na escola com a participação de um deputado da AR





- 16 de janeiro
☻Campanha eleitoral.

-Alunos
- Comissão Eleitoral
( coordena e fiscaliza)

- 16 e 17 janeiro
☻ Dia de Reflexão

- 18 de janeiro

☻ Constituição da Mesa de Voto.
(constituída por três elementos, podem estar presentes os Delegados da listas)

☻Eleição dos deputados que participarão na Sessão Escolar. (Assembleia representativa da Escola).

☻ Afixação dos resultados.

-Alunos.
- Comissão Eleitoral
(nomeia, define o local, garante a existência de cadernos eleitorais e de boletins de voto)







- 19 de janeiro





☻Sessão Escolar. (máximo 31 Deputados e mínimo 10, a definir conforme o número de listas que concorrerem).

► Constituição da Mesa da Assembleia representativa da Escola;
► Apresentação das medidas propostas por cada lista;
►Aprovação das medidas a levar à Sessão Distrital;
► Eleição dos Deputados que irão representar a Escola na Sessão Distrital;





Alunos.

Comissão eleitoral
( coordena e garante a existência de boletins de voto)


- 24 de janeiro







☻Envio do Projeto de Recomendação à Coordenação da Assembleia da República



- Professor coordenador.
- 27 de Janeiro



                                            

                                                            O professor coordenador do Projeto: José Antunes

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